O poder de adaptação deixou de ser uma vantagem competitiva para tornar-se uma necessidade intrínseca ao negócio. O grande desafio de empresas, lojas, consultórios e comércios varejistas que não atuam de forma organizada e profissional será a atualização deles frente às necessidades de um exigente mercado. Sendo assim, podemos concluir que resultados profícuos, consistentes e melhores ocorrerão por meio da profissionalização de seus respectivos negócios. A nossa empresa Turnaround não só acredita nisso, como também se especializou na profissionalização destas empresas. Para todo mau resultado ou problema existe saída e caminhos de gestão profissional que trazem equilíbrio e norte para a continuidade lucrativa do negócio.
No caso de micro, pequenas e médias empresas, familiares ou não, ajudamos a refletir e a construir os princípios básicos e as boas práticas de governança corporativa, de sucessão, de negociação na gestão de conflitos, de comunicação, de orçamento e de relacionamento. É fato que os conflitos familiares se intensificam à medida que a empresa cresce ou se endivida e que novos sócios, sejam investidores ou herdeiros, passam a fazer parte da sociedade.
O bem das organizações deve ser colocado acima da vaidade e das disputas. Como dizia Platão: “Vencer a si próprio é a maior das vitórias”.
Cabe ressaltar ainda que pode fazer muita diferença a boa contratação de perfis qualificados de profissionais para cargos estratégicos; a análise e definição de processos claros; e o investimento em ferramentas tecnológicas inerentes ao negócio. É relevante considerar que cada empresa tem a sua própria característica de gestão, de negócio e de mercado, e que, de forma individual, deve, portanto, ser tratada. Mas, antes de qualquer decisão e ação, torna-se fundamental levantar um diagnóstico das reais condições e das respectivas necessidades.