Profissionalização de Consultórios e Varejo

(Médicos, Dentários, Psicoterapêuticos, Veterinários, escritórios e lojistas)

O Brasil, em comparação com o mundo, é um dos países que mais tem empreendedores. Nos segmentos profissionais da medicina, da odontologia, da veterinária e da psicologia, é difícil encontrar, na maioria das universidades públicas e privadas, disciplinas que promovam a gestão profissional e a administração de empresas para a abertura de consultórios. Por este motivo, os profissionais dessas áreas enfrentam inúmeros desafios, de modo que, muitas vezes, são obrigados a fazer instintivamente, por conta própria, desde a montagem do consultório até os processos administrativos e burocráticos, sem o menor conhecimento e, em algumas vezes, sem a menor vontade ou a menor experiência.

É fato que os consultórios existem e funcionam. O que não sabemos foi o investimento desses profissionais liberais para construírem seus respectivos consultórios. Imagino que tenha sido alto. Mas será que o dever de casa foi feito e será que estão todos satisfeitos com a burocracia e as preocupações operacionais que os desviam de sua verdadeira vocação? Em contatos com alguns médicos, dentistas, veterinários, psicoterapeutas e lojistas, observamos que a satisfação com a operação e o resultado poderia ser melhor.

Por este motivo, a Turnaround respeita e quer ajudar esse segmento de profissionais a administrar, a sistematizar, a controlar e a tornar a gestão de consultórios mais simples e eficiente, de forma a desburocratizar o dia a dia, fazendo com que o profissional tenha foco na sua real atividade (médica, psicoterapêutica, dentária ou veterinária), razão pela qual se matou de estudar e realizou tantos sacrifícios, porque é o que, de fato, ama fazer. 

Nos dias de hoje, é muito comum que as micro, pequenas e médias empresas organizem e profissionalizem toda a operação. Esse é o melhor caminho para reduzir gastos, otimizar e aumentar a receita. Os consultórios também são empresas. Desta forma, o profissional liberal poderá aumentar e melhorar a sua competitividade, tornando a quantidade e a qualidade do atendimento a seus clientes (pacientes) um resultado compatível com a sua satisfação pessoal e econômico-financeira.

Segundo pesquisas de mercado, são inúmeros os problemas e barreiras que desafiam a gestão desses profissionais liberais. Podem variar caso a caso, e certamente acontecem pela falta de profissionalização e de gestão negativa de seus respectivos consultórios. Essa gestão, administração e controle na operação de um consultório (médico, dentário, psicoterapeuta ou veterinário) é basicamente feita da mesma forma que qualquer outro negócio. O que pode diferir são os objetivos da operação, a sistematização e os detalhes específicos de cada ramo de negócio. Cabe lembrar que sempre haverá tempo para mudar e profissionalizar; a tomada de decisão é individual.

Apesar das características específicas, o segmento de consultórios, escritórios e lojistas tem a mesma necessidade de organização profissional. Pode-se esperar e constatar, com a profissionalização, uma sensível melhoria nos processos, nos sistemas, no controle econômico-financeiro e no relacionamento com os clientes. Isso é ótimo para o aumento dos lucros e para a satisfação do proprietário, dos clientes e dos funcionários.

Vale esclarecer que a Turnaround atua objetivando aprender, ensinar, preparar e capacitar o(s) gestor(es), a fim de que ele(s) reflita(m), entenda(m) e faça(m), tornando-o, dessa forma, apto(s) para realizar(em) todas as demandas de forma tranquila, sistemática e sem sofrimento, dando foco à atividade principal da sua vocação (negócio). Para isso, é fundamental que construamos juntos as melhores práticas profissionais de mercado, de forma que, com a prática, elas tornem-se inerentes ao(s) seu(s) respectivo(s) gestor(es).

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